Vigilante de agência bancária: Como funciona a rotina desses profissionais?

Conheça um pouco do dia a dia do vigilante de agência bancária e torne-se um profissional com a Hunter’s!

A presença do vigilante de agência bancária em instituições financeiras é obrigatória pela Lei 7.102/83. As agências devem manter vigilância ininterrupta durante todo seu horário de funcionamento.

A segurança em bancos e agências, além de obrigatória, é fundamental para os clientes efetuarem suas transações de maneira tranquila e despreocupada. Por guardarem grandes volumes de dinheiro, esses locais são muito visados por criminosos.

Portanto, o vigilante de agência bancária deve ser um profissional treinado em escolas especializadas em segurança, e certificados pela Polícia Federal. Eles devem estar preparados para agir em qualquer situação de risco.

COMO FUNCIONA A ROTINA DO VIGILANTE DE AGÊNCIA BANCÁRIA

O vigilante deve sempre posicionar-se em pontos estratégicos, com maior ângulo de visão e mantendo a retaguarda sempre protegida. Dessa forma, evita-se que criminosos o abordem de surpresa.

Além disso, é preciso muita atenção a todos os detalhes e movimentações suspeitas dentro da agência.

A rotina também envolve os seguintes procedimentos de segurança:

– Não permitir a entrada de duas pessoas ao mesmo tempo na porta giratória;– Toda vez que o sistema atracar e o cliente estiver dentro da caixa de passagem, o vigilante deve pedir que ele saia e volte a entrar pelo detector portal;

– Não julgar as pessoas pela cor, crença ou forma de vestir. A porta de segurança não é discriminativa. Por isso, em casos de travamento, é importante não dar um atendimento diferenciado ao cliente ali retido;


– Tanto o vigilante como os funcionários do banco devem transparecer ao cliente que não estão desconfiados dele em particular, mas sim obedecendo aos procedimentos de segurança;


– O controle de liberação da porta deve ser mantido longe da vista do público;


– Nunca deixar a equipe testar o sistema portando o revólver e com o corpo parado. É necessário fazer o teste entrando e saindo normalmente pela porta, como qualquer cliente;


– Durante o expediente externo, se o vigilante suspeitar qualquer anormalidade, retestar o sistema. Esta norma ou praxe deve ser rigorosamente observada.


CONHEÇA A HUNTER’S

A Hunter’s é uma escola que treina e forma profissionais com a certeza de uma preparação qualificada para atuar na área de segurança. 

Somos especializados na formação e reciclagem de profissionais e ofertamos diversos cursos voltados para a proteção de patrimônios e indivíduos, aliados a expertise de mais de 19 anos na área.

Conheça nossos cursos:

http://www.escolahunters.com.br/cursos/

Fontes:

http://www.poliserviceservicos.com.br/dicas-importantes-para-quem-atua-com-seguranca-bancaria/