Vigilância: tendências do setor para os próximos anos.

Conheça algumas das tendências que farão a diferença na área de vigilância em um futuro próximo.

A IFSEC International 2018, que aconteceu recentemente em Londres, trouxe as principais tendências do setor de vigilância para os próximos anos. A principal feira de segurança da Europa contou com mais de 600 expositores e 27 mil profissionais do segmento.

Confira algumas das principais tendências em vigilância:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM TODOS OS LUGARES

A Inteligência Artificial esteve presente em quase todos os stands da feira. Com a evolução dos algoritmos e o machine learning, as máquinas passam a ser treinadas para reconhecer padrões e nuances em níveis antes impossíveis em grande escala.

Com isso, cada vez mais teremos sistemas aprimorados de reconhecimento facial, análise e monitoramento de dados em prol da vigilância. As atividades de identificação, verificação, busca, prevenção, resposta e resgate ganham mais velocidade e assertividade.

VIGILÂNCIA MÓVEL

A mobilidade hoje já difundida em smartphones e tablets ganha novo corpo na área de vigilância, dentro de caminhões, aviões, trens e qualquer outro tipo de veículo.

Estima-se que um veículo médio terá entre 60 e 100 sensores, que monitorarão funcionalidades específicas como pressão, temperatura, força, torque, velocidade, proximidade, fumaça, entre outras.

Os gestores de transporte terão acesso a todos esses dados da frota remotamente, e recebem alertas quando algo sai do padrão.

VIGILÂNCIA VESTÍVEL

Mas não é só em veículos que a mobilidade permite embarcar tecnologia. Com os novos dispositivos “wearables”, ou vestíveis, vigilantes e policiais ganham um importante aliado no dia a dia.

Câmeras podem ser instaladas em diferentes partes do corpo, como em capas, peito e ouvidos. Além da comunicação tradicional via rádio, elas também enviam as imagens para uma central remota de monitoramento.

Em um estádio, por exemplo, mais de 10 mil câmeras podem estar atuando no monitoramento.

Seria impossível para os olhos humanos acompanharem toda a movimentação da multidão. É aí que entra novamente a Inteligência Artificial, detectando eventos fora do padrão e emitindo alertas para os vigilantes.

CONHEÇA A HUNTER’S

A Hunter’s é uma escola que treina e forma profissionais com a certeza de uma preparação qualificada para atuar na área de segurança. 

Somos especializados na formação e reciclagem de profissionais e ofertamos diversos cursos voltados para a proteção de patrimônios e indivíduos, aliados a expertise de mais de 19 anos na área.

Conheça nossos cursos:

http://www.escolahunters.com.br/cursos/

Fontes:

https://revistadigitalsecurity.com.br/artigo-as-5-principais-tendencias-do-setor-de-vigilancia-apresentadas-durante-a-ifsec-international/