Sistema de Alarme: Entenda como funciona.

Conheça um pouco mais sobre o sistema de alarme e suas finalidades.

De acordo com o Manual do Vigilante, um sistema de alarme é um sistema de segurança eletrônica com o objetivo de proteger o patrimônio.

Além dos equipamentos e sensores, o sistema de alarme pode estar integrado à uma central de monitoramento, que garante muito mais segurança aos usuários. Além do alerta sonoro, o monitoramento permite a ação rápida dos vigilantes em casos de ameaças.

Confira os principais equipamentos que podem ser utilizados em um sistema de alarme:

– Sensor Infravermelho

– Sensor Magnético

– Cerca Elétrica

– Botões de pânico fixos e móveis

– Receptor de Sinais

– Sirene Eletrônica

– Sensores de fumaça, temperatura e quebra de vidros

– Central de Alarme

– Painel de Controle

CENTRAL DE MONITORAMENTO

Quando o sistema é integrado à uma central de monitoramento, os sinais ou eventos de alarme chegam imediatamente ao operador. Ele tem uma série de procedimentos de segurança que serão seguidos passo a passo.

Na ficha de procedimento estão todos os dados do cliente na central, como endereço, ponto de referência, telefones úteis, senha e contrassenha. As informações são de uso restrito em casos de disparo do alarme ou acionamento do botão de pânico.

Quanto aos tipos de monitoramento, existem basicamente 3 modelos:

SIMPLES: em caso de alarme o operador realiza os procedimentos de senha e contrassenha, e se necessário entra em contato com a polícia.

ESPECIAL: em casos de alarme real, uma viatura da empresa de monitoramento se desloca até o local.

RONDA DIÁRIA: Além dos procedimentos anteriores, rondas diárias são realizadas no local, e registradas através de um bastão de ronda.

MANUAL DO VIGILANTE

O Manual do Vigilante foi desenvolvido pela Associação Brasileira dos Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Vigilantes (ABCFAV), com a colaboração da Polícia Federal.

De acordo com a Portaria nº 3.233/2012-DG/PF, o vigilante formado deverá voltar compulsoriamente à sala de aula a cada 2 anos, não definindo qual curso de extensão ou reciclagem irá realizar.

CURSOS DE FORMAÇÃO E EXTENSÃO DA ESCOLA HUNTER´S

Os cursos da Escola Hunter´s proporcionam ao aluno conhecimento e habilidades que o tornam capaz de exercer a profissão com excelência.

São ensinadas técnicas, habilidades e atitudes essenciais para garantir a integridade do patrimônio e das pessoas que nele circulam.

Saiba mais aqui e faça sua matrícula!

WhatsApp: (41) 99650-4344

Referências:

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/seguranca-privada/legislacao-normas-e-orientacoes/manual-do-vigilante/manual-do-vigilante/manual_vigilante.zip/view