Rio terá maior esquema de segurança da história dos Jogos Olímpicos

Os Governos Federal e Estadual, além da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro estão comprometidos em garantir a segurança de todos os participantes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. Os três entes irão trabalhar de forma integrada, com o objetivo de garantir um ambiente seguro e agradável a todos. Os riscos de desastres e de segurança durante os eventos serão controlados por meio da implantação de uma extensa operação, discreta e amigável.

A coordenação da segurança durante os Jogos ficará a cargo do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça. A SENASP irá coordenar o envolvimento das agências Federais, Estaduais e Municipais e irá trabalhar em constante relacionamento com a Diretoria de Segurança do Comitê Organizador Rio 2016, para garantir a eficácia dos resultados.

O planejamento da operação de segurança dos Jogos foi baseado em uma análise completa de segurança e riscos relacionados, desenvolvida por especialistas internacionais em gerenciamento de riscos e segurança, em cooperação com as autoridades brasileiras competentes.

Todos que militam na indústria de eventos e turismo sabem que a segurança é prioritária. Algumas das recomendações da Hunter´s podem ajudar nessa organização:

  • A verificação de todos os itens de segurança antes, durante e depois do evento é prioridade no checklist de seu evento, pequeno, médio ou grande?
  • Toda sua equipe tem treinamentos periódicos de prevenção e atendimento de sinistros?
  • Em seus eventos, sua equipe tem um programa de integração com a brigada de incêndio do local?
  • Você e sua equipe vistoriam o local do evento antes de iniciar a montagem e antes de iniciar o evento, conhecendo e conferindo todas as condições de segurança do local? Existe um checklist do que deve ser verificado?
  • Em caso de sinistro, todos de sua equipe sabem quais as primeiras providências e quais suas funções/responsabilidades?
  • A legislação específica é diferente em cada cidade. As necessidades variam conforme o local. Você estuda e adequa seu evento para atendimento às determinações e necessidades de cada local?
  • Ambulância, equipe médica e equipamento de pronto atendimento são meros itens obrigatórios ou você sabe para que servem e onde estão?
  • Quantas vezes sua equipe foi treinada no uso de extintores de incêndio, sabendo em que circunstância deve usar este ou aquele equipamento? Antes do evento, sua equipe vistoria, procurando memorizar a localização dos extintores?
  • E as portas de emergência? A tendência dos participantes em caso de sinistro é procurar a porta pela qual entrou, que certamente não suportará o afluxo de todos. Sua equipe sabe onde ficam as portas de emergência e como fazer para conduzir parte do público para as mesmas?
  • Teatros e cinemas, sem receio de espantar seus usuários, dão orientações sobre equipamentos de segurança e portas de emergência no início de cada sessão. Quando foi a última vez que você fez isso em seu evento?

A Hunter´s tem vasta experiência em segurança de grandes eventos, entre em contato e conheça nossos diferenciais!

 

Fonte: Portal da Transparência e Revista Eventos