Prevenção e combate de incêndios

Um incêndio sempre traz prejuízos materiais e às vezes pessoais, independente do tamanho e proporção que atinge. Algumas dessas perdas infelizmente nunca serão recuperadas. A prevenção é sempre a melhor escolha, seja em comércio ou no lar.

Confira algumas considerações e dicas de especialistas em segurança de como evitar e também combater incêndios, agindo de forma preventiva.

As principais causas de incêndio em shows, fábricas e comércio:

  • Exaustores, chaminés, fogueiras: Todos os meios condutores de calor para o exterior, podem ser causadores de incêndio, desde que não sejam muito bem instalados, conservados e mantidos de acordo com as normas de segurança.

Portanto, procurar sempre seguir as orientações de profissionais capacitados. No caso de fogueiras, por exemplo, 99 % da perda de controle podem ser atribuídos ao fator humano, causando graves acidentes com vítimas até fatais, além de grandes danos a ecologia

  • Fogos de artifícios: Tal como ocorrem com os balões, os fogos de artifícios também são causadores de incêndio, além de inúmeros acidentes. Geralmente, as crianças são as principais vítimas, por não saberem utilizar tal material e mesmo alguns portarem defeitos de fabricação, logo ao manipular, tome sempre medidas de segurança.
  • Instalações elétricas inadequadas: as improvisações em instalações elétricas na construção, reformas ou ampliações são responsáveis pela maioria dos incêndios, portanto, devemos seguir as orientações de pessoas capacitadas.

Todo bombeiro profissional está apto para lidar com situações de perigo, porém nunca é demais lembrar recomendações importantes de prevenção:

Respeite a sinalização indicativa de combate e ação em casos de incêndios.

A sinalização indicativa é muito importante, em caso de incêndio é ela que mostrará as ações a serem tomadas para que as pessoas saiam do lugar em segurança.

Não obstrua o acesso aos corredores de passagem de emergência e escadas.

Lembrem-se em caso de incêndio eles são a esperança de uma saída rápida e segura, mantê-los desobstruídos é fundamental para a segurança de todos que estão no ambiente.

 Não fume próximo a produtos inflamáveis.

Isso parece obvio, mas acredite, acontece! Obedecer a sinalização de não fumar é um ato de inteligência. Fume apenas nos lugares permitidos para tal.

Cuide bem da manutenção da rede elétrica.

Boa parte dos incêndios ocorrem por causa de curto circuitos elétricos. Não faça gatos e gambiarras elétricas em máquinas e na rede elétrica.

Não sobrecarregue as tomadas.

Elas não foram feitas para suportar vários equipamentos ligados ao mesmo tempo.

Substitua os extintores avariados.

Principalmente em ambientes com circulação constante de empilhadeiras é comum que aconteçam avarias em alguns extintores, tornando-os inadequados para uso.

Fazer a substituição no menor tempo possível é muito importante para manter o ambiente mais preparado para uma eventual ação.

Mantenha os extintores com carga de água longe dos equipamentos energizados.

Isso é importante para evitar que na hora da correria, algum desavisado use e com isso sofra uma descarga elétrica (a água conduz eletricidade).

Mantenha os extintores com carga de água longe dos produtos químicos inflamáveis.

Lembre-se, os extintores de água podem fazer com que as chamas se espalhem, e com isso o fogo poderá se tornar incontrolável.

Conheça os produtos químicos da sua empresa.

Alguns produtos químicos reagem em contato com outro, e essa reação às vezes gera fogo. Conhecer os produtos químicos e sua reação irá fazer com que tome as medidas para armazená-los a uma distância certa e lugar seguro, e com evitar o risco.

Mantenha os materiais combustíveis em local seguro.

Não improvise, na dúvida procure opinião especializada.

Nunca obstrua o acesso aos extintores.

Os extintores são as vezes a única chance de um combate a tempo de evitar que as chamas se tornem incontroláveis. Lembre-se os primeiros minutos são os mais importantes no combate a incêndio, quanto mais demorar em combater, maior a chance de que ele fique incontrolável!

A Hunter´s conta com vários cursos que tem a disciplina de combate a incêndios, todo o profissional de segurança tem que saber qual atitude tomar em uma situação de perigo, algumas destas orientações são exploradas mais profundamente dependendo do curso, entre em contato: http://www.escolahunters.com.br/proximos-cursos/extensao-em-seguranca-de-grandes-eventos/

Fonte: segurancadotrabalhonwn.com