Armas não-letais: quais podem ser usadas pelos vigilantes?

Os vigilantes devem contar com armas não-letais como opção em algumas situações de risco.

Você sabe quais as armas não-letais que podem ser usadas por profissionais de segurança?

Os recentes ataques na escola em Suzano e nas mesquitas na Nova Zelândia, e a intenção do governo em facilitar a posse de armas no Brasil trazem à tona a polêmica do armamento.

Mas existem outras opções de armas que podem ser usadas por vigilantes para conter ameaças, além das armas de fogo.

Uma portaria do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos estabelece que cada agente de segurança deve portar pelo menos 2 armas não-letais. A regulamentação fica a cargo dos governos estaduais, através das Polícias Militares.

 Armamentos não-letais são dispositivos capazes de imobilizar um indivíduo de forma violenta e eficaz. Mesmo chamadas de não-letais, estas armas podem causar sérios danos e até levar a morte, quando usadas de forma excessiva. 

QUAIS ARMAS NÃO-LETAIS PODEM SER USADAS POR VIGILANTES?

 BALA DE BORRACHA

A bala de borracha é quase igual uma bala normal, mas com a ponta de borracha ao invés de metal. Os tiros devem ser dados na direção das pernas, já que se atingirem alguns pontos como a garganta podem ser fatais.

GÁS LACRIMOGÊNEO

Tem a aparência de uma granada, e pode ser lançado com a mão ou com uma arma lançadora. Quando estoura, libera o gás que provoca lágrimas. A sensação é parecida com a que sentimos cortando cebola, em maior intensidade.

SPRAY DE PIMENTA

É um gás chamado Oleoresina Capsicum, derivado de um gênero de pimentas de onde é extraída a capsaicina. Essa substância causa grande irritação nos olhos e nas vias respiratórias. 

BASTÃO DE CHOQUE

É um pequeno aparelho que emite descargas de até 50 mil volts. De baixa amperagem, o bastão de choque paralisa o agressor quando encosta nele. 

TASER

O taser parece uma pistola comum, mas que lança dois dardos que penetram 2,5 cm na pele. Eles ficam conectados à pistola por fios metálicos, e transmitem descargas elétricas de até 50 mil volts.

 


CONHEÇA A HUNTER’S

A Hunter’s é uma escola que treina e forma profissionais com a certeza de uma preparação qualificada para atuar na área de segurança. 

Somos especializados na formação e reciclagem de profissionais e ofertamos diversos cursos voltados para a proteção de patrimônios e indivíduos, aliados a expertise de mais de 19 anos na área.

Conheça nossos cursos:

http://www.escolahunters.com.br/cursos/

 

Fontes:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-as-principais-armas-nao-letais/

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2019/03/17/entenda-o-passo-a-passo-do-ataque-em-escola-de-suzano-com-imagens-exclusivas.ghtml